Galvanização a Frio

As alternativas de prevenção e controle da corrosão dependem do tipo de estrutura e onde elas estão expostas. Uma das soluções encontradas no mercado é a galvanização, um processo de revestimento de zinco no aço que visa preservar as qualidades de proteção contra a corrosão.
Na galvanização, quando o zinco reveste o aço, ele acaba penetrando na estrutura do aço, resultando em uma camada pura de zinco, 3 a 4 camadas de zinco e aço e, só no final lá na base o substrato do aço. Então ele tem uma reação intermetálica, em que as camadas acabam protegendo da corrosão. Quando pegamos outros revestimentos para proteção contra corrosão como, por exemplo, tinta ela faz uma proteção por barreira. Se a tinta se descolar do aço, como ela não tem essa relação intermetálica com o aço pode ocorrer uma penetração de oxigênio com água, o que pode ocasionar em uma corrosão por baixo da tinta”, explica o gerente-executivo do ICZ (Instituto de Metais Não Ferrosos), Ricardo Goes.

O aço galvanizado funciona como um método preventivo. Em ambientes agressivos, como o marítimo, o aço galvanizado pode durar até 10 anos. Já em ambientes com menos agressividade ambiental ele pode chegar a até 40 anos. “Quando o ambiente for muito agressivo, ele acaba se tornando mais favorável para a galvanização do aço. O processo também é recomendado em casos onde o aço é utilizado na função estrutural, como no vergalhão dentro do concreto”, afirma Goes.

Além do aumento da vida útil, o aço galvanizado também possui outras vantagens como a redução do custo de manutenção, a rapidez no processo (em duas horas um aço pode ser galvanizado), o fato de ser um material compatível com outros revestimentos como a tinta, que pode ser aplicada por cima, e aspectos sustentáveis.

“A galvanização é um método de prevenção e não serve para recuperar obras com corrosão. Existe a possibilidade de fazer o sistema que chamam de Termo Spray que é o método de pegar o zinco e passar na estrutura. No entanto, esse método não terá a mesma eficiência quanto uma estrutura que foi galvanizada desde o início”, alerta o gerente- executivo do ICZ.